7 ERROS QUE VOCÊ COMETE AO TENTAR SER SAUDÁVEL - Isabelle Santana

15:00:00

Acho que no fundo, todo mundo sabe o que é ser saudável, mas todos precisamos de um empurrãozinho para confirmar se, o que achamos que é legal, realmente é.


Erro 1
Não entender o que é ser saudável e não procurar informações


Quando entramos na vibe saudável sem nos informar primeiro, começamos a procurar produtos light, diet, zero gordura, zero sódio, zero carboidrato, zero tudo.
Tomamos refrigerante diet ou o trocamos por suco de caixinha.
Compramos bolachas água e sal, e os nossos lanchinhos se resumem a isso.
Compramos adoçantes artificiais, produtos industrializados que se dizem saudáveis.
E se tiver uma maça com uma placa escrito " maça" e outra maça escrito "maça light" ou "maça integral" , nos iríamos provavelmente escolher a maça integral ou a maça light, por pura ignorância ( falta de conhecimento ).

Ser saudável não é nada disso!
Sabe a comida que sua mãe faz , que sua avó faz ? Isso é saudável, isso é comida de verdade! Comida que vem da terra, sem embalagem!
Imagine você vivendo na roça. Roça mesmo! Sem supermercado, e nem mesmo mercadinho!
Quais são suas opçoes?
Ovos, frango, leite direto da vaca ( sem hormônios que a indústria coloca), queijo caseiro, frango, carnes, verduras, folhas, frutas...
E não vem me falar que você vai achar bolachinhas light no meio do mato!

Erro 2 
Preconceito e mente fechada


AH! MINHA FILHA, ENTÃO AGORA VOU TER QUE COMER ARROZ COM FEIJÃO TODA HORA, ATÉ NO CAFÉ DA MANHÃ?!

Sinceramente, se for necessário, ou você optar por isso, eu não vejo problema. O nosso paladar se adapta com qualquer coisa.
Ter duas refeições principais ( almoço e jantar ) é cultural do nosso país.
Nos Estados Unidos , por exemplo, eles não costumam almoçar. Eles fazem um lanche normal no horário do almoço. A cultura é diferente!

Eu , por exemplo, estou a quase dois anos na vida saudável e se for preciso, eu "almoço" na parte da manhã. Depende do meu humor e da minha vontade, sabe?
Nós estranhamos as mudanças no começo, porque é diferente do que estávamos acostumados, mas não quer dizer que isso é certo, ou errado. Só é diferente do que você fazia antes.
Você vai estranhar os novos hábitos no começo, mas depois você e seu paladar se acostumam.
Você tem que decidir deixar o preconceito de lado e abrir a sua mente.
O seu corpo vai agradecer por você ter tomado essa decisão.

Erro 3 
Querer se adaptar do dia para a noite 



O nosso paladar evolui, mas evolui aos poucos, um dia de cada vez.

Eu não me imaginava comendo ovos no lanche da manhã ou no lanche da tarde. Hoje, eu amo!
Eu pensava que um plano alimentar que se restringisse a comer arroz e feijão o dia todo, não daria certo para mim, mas descobri ( mesmo sem praticar essa restrição toda) que dá para variar as formas de fazer, variar o tempero, inventar receitas para continua comendo comida gostosa sem enjoar.

Hoje, é difícil me imaginar um mês sem usar stévia ou pasta de amendoim (que supre a minha vontade de doce) Mas, talvez daqui um ano ou dois, se eu decidir diminuir a ingestão desses alimentos, eu conseguiria.
Porque tudo é adaptação!
Eu também não me imaginava comendo batata doce e frango no lanche da tarde. E olha só! Hoje, eu não tenho problema nenhum com isso.

A nutrição trabalha e estuda para adaptar as nossas necessidades de uma forma que você sinta prazer se alimentando saudável.
Um nutricionista não vai restringir alguém que antes comia sanduíche com coca cola o dia todo, a comer batata doce com frango no lanche da tarde, entende?

O nosso dever é abrir a nossa cabeça, e tentar entender que vamos sair da nossa zona de conforto,  adicionar novos hábitos, e diminuir aos poucos alguns hábitos que não são legais, e isso é um processo evolutivo. Um passo de cada vez.


ERRO 4 
Entender dieta como uma tortura

Dieta, para muitos, é uma palavra pesada.
Porque passa a impressão de algo cheio de restrições e comidas sem gosto.
É como se não pudesse nunca mais vai comer arroz e feijão,mas apenas saladas e folhas pro resto da vida!

Eu imaginava dieta assim, como uma coisa que modelo magra de passarela faz. 
Uma coisa de famoso, uma coisa de louco que trabalha na televisão, uma coisa que pessoas com distúrbios fazem para se encaixarem no padrão de modelo de passarela.
E que para conseguir isso ( essa magreza toda), devia se passar fome, passar vontade, e viveria infeliz.
Que bobagem! Não é assim!
Mas, infelizmente, a palavra "dieta" traz esse peso nas costas!
Por isso, uso a expressão "plano alimentar" para me referir a um plano que foi montado especificamente para eu alcançar os meus objetivos e não, uma dieta.

Hoje o que sigo é uma vida saudável, e cheia de saúde, e sim! Ainda sigo um plano alimentar, porque eu escolhi seguir! Mas, óbvio que não vou seguir um papel por toda minha vida.

Alimentação saudável, não precisa, nem deve se privar tanto.
Ser saudável é você escolher nutrir o seu corpo, cuidar da sua mente, e viver melhor. E quando tiver vontade de comer alguma besteirinha, coma! 
Mas sem neuras! Não precisa ficar o resto do dia sem comer.
Comeu o que tinha vontade? Está feliz? Aproveitou o momento? Vida que segue!
Equilíbrio é isso; é poder abrir exceções e depois voltar a rotina como se nada tivesse acontecido.

Erro 5
Se apegar a padrões da mídia.

A mídia te faz pensar, que sucos emagrecedores vão te transformar na mulher magra da revista, ou que shakes vão acabar com a sua barriga enquanto você assiste Sessão da Tarde.
Bobagem! Isso é manipulação. Que vem ganhando muito dinheiro enganando as pessoas por aí.
E quem disse que ser magra sempre é sinônimo de saúde?

Engraçado que eu nunca quis, ficar magra como a mídia impunha .
Até porque, eu sempre fui magra e queria mesmo era ganhar corpo!
Eu queria mesmo, era ter minha primeira menstruação para encorpar logo!
Sempre gostei de mulheres com pernas mais grossas, sabe? Tudo durinho. HAHA.

Quando eu tinha 10 anos e vi que tinha aparecido uma estria no meu bumbum, quase cai para trás! As mulheres da televisão de 30 anos não tinham, poxa! Por que EU COM 10 ANOS, já tinha?

Mundo injusto? Não. Mídia! De novo. Nos fazendo pensar que as mulheres não tem celulite, estrias, ou flacidez.
E pior! Tentam nos convencer que tal produto milagroso deu um sumiço nas estrias, celulites ou flacidez!
E essas marcas conseguem enganar convencer muita gente!
Olhe só quanto dinheiro está girando por causa de produtos emagrecedores, assim como os medicamentos estão vendendo a todo vapor.

Erro 8
Não se aceitar


Vejo tantas pessoas procurando dietas da internet, dietas loucas, que prometem resultados absurdos em pouco tempo. Dietas! E não procuram entender como funciona o seu corpo. Querem a todo custo ter um corpo padrão das passarelas, ou de novelas. Espera aí. O corpo é de quem? Seu.
Você não tem que ser igual a ninguém e nem vai ser ( desculpa aí, mas é a verdade).

O que você tem que entender é que, o fato de você ser magra ou não, ter um quadril largo ou não, ter peitos grandes ou não, não define quem você é. 

Você não é pior nem melhor do que ninguém porque está fora dos padrões!
Você é você!
Com seu charme, suas curvas, seu sorriso, sua simpatia, seu jeito de ser. E é maravilhosa (o)!
Você pode sim, querer melhorar a saúde. Pode sim, querer um bumbum mais durinho, ou umas pernas  mais torneadas, mas por favor! Não te troque por outra pessoa. 
Você merece entender como funciona o seu corpo para conseguir lidar com ele da melhor forma possível.
Merece saber o que te faz bem, saber o que te dá energia e disposição, o que te deixa leve e feliz.
Você merece ser a melhor versão de você mesma.
Sempre procure por isso. Tenha você mesma(o) como inspiração !

Erro 7 
Acreditar em fórmula pronta


Não existe fórmula pronta, não existe dieta perfeita, não existe suco que emagrece, não existe alimento que engorda!

Existe um conjunto de fatores que podem emagrecer ou engordar.
O que temos que saber é que se queremos alguma coisa temos que lutar por isso. 

Você só vai ter força de vontade, se procurar por isso.
Só vai conseguir fazer uma reeducação alimentar quando conseguir se abrir para as novas experiências, gostos, e sabores.
Só vai ter seu bumbum empinadinho, se levar ele do sofá.
Só vai curar sua diabete, se se esforçar para isso.
Só vai tirar nota boa se parar de mexer no snapchat e estudar para a prova.
Só vai conquistar o boy (ou a girl), se lutar por isso.

Entende, que a filosofia de lutar pelo que quer não é só com comida, e treino ?
Funciona com a vida toda!

Você que decide! Quer ser saudável? Comece!
Aos poucos, no seu ritmo, na melhor forma para você. Não existe certo ou errado.
Existe alimentos que podem te ajudar a melhora a saúde? Existe. Assim como existe alimentos que prejudicam ela. Basta você equilibrar.
Evite coisas, pessoas e alimentos, que te fazem mal.
E use a abuse de coisa boa.
Você mais do que ninguém sabe, o que te faz mal ou e o que te faz bem.

Estou errada?

Gostei tanto do papo, que vou entrar nesse assunto mais vezes por aqui.
Quero sabe de você , se eu estou errada, e quais são as dificuldades que você encontra em ser saudável . Me contem nos comentários! Estou te esperando.

Beijão,
Isa

You Might Also Like

0 pessoas lindas opinaram neste post

Like us on Facebook

Youtube

Instagram